Último Final de Semana de Pré-Carnaval
Dar-se-á neste final de semana o último grito pré-momino em Fortitudine. A folia antecipada começou este ano no dia 10 de Janeiro e se estenderá até o próximo Domingo. Depois disso acontece um fenômeno curioso: a diáspora do povo Cearense. Engana-se quem pensa que nós não gostamos de Carnaval, muito pelo contrário, nós o amamos. Tanto é que nossa folia é feita de forma antecipada e dura o Mês de Janeiro e Fevereiro sempre nos finais de semana de sexta à domingo. Esse assunto já foi tema de vários posts mas mesmo assim é uma dor pungente que não quer calar. Por que nós? Por que tem que ser assim? Qual crime terá cometido o Povo das Dunas Brancas a ponto de ser penalizado com a inexistênca de um verdadeiro Carnaval? Estas perguntas voltam a tona todos os anos e continuam sem resposta. Já foram tema de críticas, crônicas, tratados, estudos e até agora nada foi esclarecido.
Mela Mela: “Tradicional Carnaval Cearense”
Resta-nos como emigrantes admirar o Carnaval Pernambucano, Piauiense, Baiano, Carioca, Paulista e de vários outros lugares do Brasil. Vamos ao fato: Cearense não tem carnaval e até quando isso vai perdurar? Não nos venham dizer que ir para uma Praia para escutar música de péssima qualidade alcunhada de ‘Forró Elétrico‘ em alto volume é Carnaval porque isso nos enxovalha mais ainda perante nossos vizinhos com Cultura riquíssima. Não é e nem nunca será Carnaval ouvir porcarias num carro de som e jogar farinha nos rostos dos foliões. Isso se chama aculturamento e tem solução. Se formos um pouco mais longe podemos dizer que o que somos hoje é o subproduto do genocício cultural que sofremos há umas décadas e que já foi dito aqui.
Mapa das Invasões Holandesas no Nordeste Brasileiro
Dá gosto pular o Carnaval dos Vizinhos (a grama do vizinho sempre é mais verde…). Sim, aqueles lá que tem sotaque arretado e acentuam os fonemas T e D. Eles preservaram sua cultura porque são guerreiros antes de tudo. Lutaram contra a Invasão Holandesa expulsando os Estrangeiros que tomaram conta do que era deles. Um dos males da humanidade é este: só damos valor o que é nosso quando perdemos.Eles lutaram para reaver suas terras e conseguiram. Desde então eles sempre são ferrenhos defensores de tudo que lhes pertence. São unidos nisto. A nós Cearenses foi reservado a pusilanimidade de admirar o que é dos outros em detrimento do que é nosso. Fomos invadidos e subjugados e nunca lutamos por nossa terra, devemos nossa libertação do jugo Holandês aos Portugueses e Pernambucanos que expulsaram os invasores de Pernambuco e os Holandeses que aqui viviam debandaram. Esta submissão já está arraigada nas nossas raízes e nem nos damos conta .
A “alegria” contagiante do Maracatu Cearense
Nos restou o lamento triste e cadenciado dos nossos Maracatus que é mui belo porém não tem o tempero necessário para fazer nossos corações pularem os quatro dias de folia. E o restante das imitações (Escolas de Samba e Blocos) são tão sem sabor que a ninguém empolga. Estamos no ano de 2009 e já se vão vários anos sem Carnaval… Até quando esperar?
Leia mais em:
Amor a Primeira Vista
Sobre o nosso Pré-Carnaval
Concentra Mas Não Sai
As Coca Colas do Estoril
Comentários